terça-feira, 8 de setembro de 2015

Segredo capilar # Umectação


O post de hoje é sobre umectação capilar. Há cerca de um mês o meu cabelo começou a cair imenso. Pensei que fosse falta de corte. Cortei, mas continuou a cair imenso. Para além disso, comecei a notar o cabelo muito ressequido, mesmo fazendo hidratação no cabelo uma vez por semana. A verdade é que vou ao ginásio todos os dias e lavo o cabelo todos os dias, e o cabelo naturalmente começou a ressentir-se. 

Foi então que resolvi pesquisar sobre outros métodos de hidratação que pudesse fazer e acabei por descobrir a umectação. Resolvi experimentar e é simplesmente fantástico para situações de desidratação extrema. Basicamente consiste em aplicar um óleo natural sobre os cabelos. Optei pelo óleo de côco. 
Da primeira vez passei o óleo sobre os cabelos já lavados e bem escorridos e deixei por duas horas. Notei que o cabelo melhorou mas ainda haviam partes do cabelo ressequidas. Então resolvi fazer outra vez mas deixei o óleo nos cabelos enquanto fui dormir e só lavei de manhã quando acordei. E voilá! :-) Agora sim, super hidratados. E os cabelos já não caem como dantes. 

Para quem quiser experimentar tenham atenção ao óleo de côco, tem de ser virgem e prensado a frio. Este eu comprei numa loja de produtos naturais, e no rótulo deste por acaso menciona que também é indicado para tratamentos capilares e de pele. Custou cerca de 13€, mas dura imenso. 
Acima dos 25º graus o óleo solidifica, assim o ideal é levar ao microondas por uns segundos apenas para perder a consistência sólida. 
Ao passar no cabelo, é bom evitar aplicar na raiz para que não fique oleosa. Aplicar por mechas e massajar até sentir que o cabelo está completamente embebido pelo óleo. Ao retirar convém lavar com shampoo, eu não passo muito na primeira lavagem, porque já lavei o cabelo antes da umectação, por isso passo só superficialmente para retirar o excesso de óleo. A seguir passo um pouco de condicionador normal, mas também nada em excesso.