sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O teu cabelo não é liso e não tem forma definida? Aprende a dar forma ao teu cabelo!

Tratamento cabelo ondulado ou cacheado

O meu cabelo sempre foi muito volumoso. Com sete anos de idade eu lembro de olhar-me ao espelho da casa de banho e ter vontade de chorar. Portanto imaginem! 

Com o passar dos anos surgiram as chapinhas para esticar o cabelo, eu achava que o meu cabelo tinha de ser liso desse por onde desse. Só que fiz isso por tantos anos que somado às madeixas que também passei a fazer o meu cabelo desidratou. Desidratou tanto que ao fazer madeixas o meu cabelo acabou por partir-se a determinada altura. Facto é que a cabeleireira deveria ter analisado o meu cabelo e perceber que ele estava desidratado e que não poderia levar com químicos. Mas enfim.

Após ter perdido parte do meu cabelo, logo acima das orelhas, tive de convencer-me de que não poderia continuar a agredir o cabelo com a chapinha. Tinha de hidratar o cabelo ao máximo para que ele pudesse recuperar da desidratação. Fui me habituando ao cabelo ao natural, embora houvesse dias em que o cabelo não ficava do meu agrado.

Apenas recentemente aprendi que não posso querer fazer do meu cabelo liso quando ele não é! De facto a única forma para ele ficar liso é alisá-lo. Mas secar com secador, tentar com que ele fique liso só porque sim é escusado, ele fica com ainda mais volume, e sem forma.

Entretanto quando comecei a usar o óleo de côco para fazer máscara de hidratação para o cabelo comecei a notar que na parte de baixo do cabelo os fios começaram a ficar com um ondulado definido. Foi então que decidi passar o óleo de côco sempre que lavava o cabelo a seguir à passagem do condicionador e comecei a dormir sempre com trança, até porque os fios estavam a cair muito e partiam-se com facilidade. 

Ora, ora, para meu espanto o meu cabelo começou a ficar com um ondulado perfeito, hidratado e sem volume. Enfim, aprendi que não se deve contrariar a natureza. Nem a dos cabelos! Por isso se os teus cabelos não são lisos nem têm caracóis, faz o mesmo que eu e vais ficar com um cabelo fantástico! Na verdade isto é apenas definir a forma dos fios. E depois claro. Não se penteia a não ser quando se lava os cabelos. Porque fios ondulado e encaracolados não se penteiam ;-)